
DE FORMA UNÂNIME STF TORNA BOLSONARO E ALIADOS RÉUS POR TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO E OUTROS CRIMES
Jair Bolsonaro torna-se o primeiro ex-presidente a ser julgador por tentativa de golpe de estado. Ministra Carmen Lucia cita “máquina de destruição da democracia
Por Gheurly Lincker, dia 28 de março de 2024

Em uma decisão histórica e unânime, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu pelos crimes de tentativa de golpe de estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
A decisão inédita marca a primeira vez que um ex-presidente eleito é réu por atentar contra a democracia brasileira. Bolsonaro também responderá por outros crimes, como organização criminosa e dano qualificado. O julgamento da denúncia durou cerca de quatro horas e foi marcado por debates acalorados entre os ministros do STF e os advogados de defesa dos acusados.
A defesa de Bolsonaro alega que não há provas de seu envolvimento nos crimes e que a denúncia é motivada por questões pessoais, envolvendo principalmente o ministro Alexandre de Moraes, que a encabeça. Durante sua fala, Moraes exibiu um vídeo que demonstrava a virulência dos golpistas que invadiram Brasília, ato que foi questionado nas redes sociais por, segundo internautas defensores do ex-presidente, estar em desacordo com as regras. No entanto, os questionamentos foram rapidamente afastados pelo ministro, que esclareceu que fatos públicos e notórios podem ser utilizados a qualquer momento para elucidar e trazer verdade aos acontecimentos.

Com a decisão do STF, Bolsonaro se junta a outros sete réus no processo, incluindo generais, almirantes e ex-ministros e assessores. A ação penal seguirá para a fase de instrução, onde serão ouvidas testemunhas de acusação e defesa. A decisão do STF é um marco importante na história do Brasil e representa um passo significativo na defesa da democracia e do Estado de Direito. O caso segue em andamento e a sociedade brasileira aguarda os próximos desdobramentos.
Veja lista dos sete acusados:
- Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin;
- Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
- Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
- Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
- Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro;
- Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.
Siga acompanhando todos os próximos passos dessa história nas redes sociais do @EntreversoPod! 🎙️
Editor de Vídeo: Rúben Salomão
Todos os direitos reservados a EntreversoPod