
Combate a incêndio ultrapassa 12 horas e estrutura de supermercado na divisa entre PB e PE pode colapsar, diz Defesa Civil
Incêndio destrói supermercado na divisa entre PB e PE
Ewerton Correia/TV Cabo Branco
Um incêndio de grandes proporções atingiu um supermercado na madrugada desta segunda-feira (28) e, segundo a Defesa Civil de Itambé, a estrutura do prédio está comprometida e apresenta risco iminente de desabamento. O estabelecimento fica localizado na divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco.
A Defesa Civil do município de Itambé informou que a estrutura do estabelecimento está colapsada, com as lajes comprometidas e risco iminente de desabamento, o que impede a entrada das equipes no local. Diante dessa situação delicada, o trabalho do Corpo de Bombeiros está sendo realizado com cautela.
Mizael Rodrigues, comerciante e proprietário do supermercado, afirmou que mais de 30 pessoas trabalhavam na unidade e disse estar abalado com a situação. Nenhuma delas estava no estabelecimento no momento do ocorrido. Ele lamentou profundamente o incêndio e contou que ainda não sabe como irá conversar com os funcionários sobre o que aconteceu.
“Aqui tem mais de 30 pessoas, todas pessoas que não só precisam do trabalho, mas que são pessoas que me ajudam no dia a dia. Eu sozinho não faço nem 10% do que tem que ser feito, e sinceramente eu não sei nem como é que eu vou conversar com eles, não faço a mínima ideia. Não sei nem o que vou dizer, dizer o que?”, lamentou Mizael Rodrigues, proprietário do supermercado.
Incêndio destrói supermercado na divisa entre PB e PE
Breno Alves/Imagens de drone
De acordo com Mizael, ele soube que haviam chamas no supermercado por volta das 22h do domingo, quando vizinhos avisaram o comerciante. Ele até chegou a abrir uma das portas do estabelecimento e, ao fazer a ação, encontrou muito fogo se espalhando pelo local.
“Era 22h quando a vizinha ligou para gente, vim para cá correndo. Cheguei aqui tinha muita fumaça, fogo, de fato, não estava vendo, era muita fumaça, mas ainda consegui abrir a porta que tem a chave, quando abri entendi que era fogo. Eu queria aproveitar o momento para agradecer a todo mundo que compareceu aqui, comerciante que veio aqui me ajudar, muitos amigos vieram me ajudar. Pessoas que nunca vi na minha vida estavam jogando água ali entro”, explicou Mizael Rodrigues.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os trabalhos de combate ao incêndio já duram mais de 12 horas e enfrentam dificuldades devido à alta carga térmica, que faz com que o fogo volte mesmo após ser controlado.
“Fomos acionados por volta da meia-noite desta madrugada e por conta da carga de incêndio o trabalho está tendo um pouco de dificuldade, porque a gente apaga o incêndio, porém ele volta a se regnir. O fogo está controlado, mas tem essa particularidade. A estrutura está colapsada, não há possibilidade de entrar no local, as lajes estão comprometidas e a qualquer momento essa estrutura pode cair”, comentou o tenente Marcos André, do Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros montou uma estrutura de apoio para que as equipes possam continuar atuando no combate ao incêndio. Um caminhão-pipa foi mobilizado para reforçar o abastecimento de água. Desde meia noite os bombeiros da Paraíba e Pernambuco seguem na tentativa de controlar as chamas e fazer o rescaldo.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas e a perícia será realizada pelo Estado de Pernambuco, onde o estabelecimento está localizado.
O supermercado está situado na divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco, ficando mais próximo do território do município pernambucano de Itambé. Em funcionamento desde 2014, ele fica localizado ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Devido ao longo trabalho dos bombeiros, muitas pessoas se reuniram nas proximidades do supermercado para acompanhar o trabalho do Corpo de Bombeiros em combater as chamas.
Entenda o incêndio
Incêndio destrói supermercado na divisa entre PB e PE
Ewerton Correia/TV Cabo Branco
Um incêndio destruiu um supermercado localizado na divisa entre os municípios de Pedras de Fogo, na Paraíba, e Itambé, em Pernambuco, na madrugada desta segunda-feira (28). O fogo teve início por volta da meia-noite e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros dos dois estados.
As chamas se alastraram rapidamente e consumiram grande parte da estrutura do estabelecimento. A estrutura do supermercado ficou completamente destruída.
O trabalho de combate ao incêndio segue durante toda a manhã desta segunda-feira. Segundo os Bombeiros, não houve registro de feridos.
A causa do incêndio ainda é desconhecida e será investigada pela perícia técnica, que deve iniciar os trabalhos assim que o local for considerado seguro.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
source