
Estudantes ficam ilhados dentro de ônibus e são resgatados de barco pelos bombeiros após chuvas em João Pessoa; VÍDEO
Estudantes ficam ilhados e são resgatados durante fortes chuvas em João Pessoa
Cerca de 20 pessoas precisaram ser resgatadas após ficarem ilhadas dentro de um ônibus da Prefeitura de Itapororoca, que apresentou falha mecânica e ficou preso em um alagamento em frente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na tarde desta sexta-feira (15), em João Pessoa. O veículo transportava estudantes para instituições de ensino na capital, e entre os ilhados estavam o motorista e os estudantes. Veja vídeo acima
De acordo com relatos, os estudantes estavam em João Pessoa, retornando para casa em um ônibus escolar que faz o transporte entre a capital paraibana e o município de Itapororoca, quando o motor do veículo parou em frente à CBTU, no bairro do Varadouro, dentro de um alagamento. Eles afirmam ter ficado presos no local por cerca de duas horas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ônibus ficou parado em uma área alagada, aproximadamente dentro de meio metro de água.
A estudante Anna Esther, de 22 anos, cursa psicologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), estava dentro do ônibus e explicou, ao g1, que o ônibus parou por volta de 12h, quando os estudantes escutaram um barulho e o veículo não funcionou mais.
“A gente estava pegando um ônibus para sair da UFPB para ir para a nossa cidade, Itapororoca, quando passando em frente à CBTU o ônibus ficou parado, o motor do ônibus parou, e a gente ficou sem poder sair. Não tinha condições da gente sair de jeito nenhum do ônibus, e ficou mais de duas horas presa. Só que, graças a Deus, a gente acionou o Corpo de Bombeiros e eles vieram nos buscar, nos resgataram”, explicou a estudante.
O resgate chegou por volta de 13h50. Segundo a estudante, o motorista do veículo informou que “provavelmente algum sensor disparou e, por isso, o motor parou”. Outra hipótese, ainda segundo o motorista aos estudantes, é de que houve perda total do motor do veículo.
“Ele comentou que o ônibus já não estava tão bom quando foi pra João Pessoa, com as chuvas e essas ruas alagadas piorou tudo”, disse a estudante, relatando o que o motorista do veículo comentou com os presentes.
Estudantes ficam ilhados e são resgatados de barco pelos bombeiros após fortes chuvas em João Pessoa
Reprodução/g1 PB
Nas imagens é possível perceber que bombeiros utilizam um barco, do tipo bote salva vidas, para resgatar os estudantes. Um a um eles saem de dentro do ônibus e entram dentro do barco. Em seguida, os bombeiros levam esses estudantes para as margens da rodovia, em segurança.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a ação de resgate das pessoas que estavam dentro do ônibus durou cerca de 30 minutos e não houve feridos. O Corpo de Bombeiros não soube informar como será a retirada do ônibus do local.
De acordo com a estudante Anna Esther, após o susto, os estudantes já estão a caminho de casa em outro ônibus da Prefeitura de Itapororoca. Esse segundo ônibus havia saído de Itapororoca para transportar os estudantes do período da tarde (enquanto eles são do período da manhã) e agora está levando o grupo de volta para a cidade.
Defesa Civil foi ‘pega de surpresa’ com fortes chuvas
Chuva em João Pessoa
Reprodução/Semob-JP
A Defesa Civil de João Pessoa se surpreendeu com a intensidade das chuvas nesta sexta-feira (15). Em apenas 12 horas, o bairro do Altiplano registrou mais de 137 mm de chuva, sendo o dobro do volume esperado.
“Essas chuvas chegaram de forma intempestiva. Nós tínhamos um alerta ontem que iria variar até 50 milímetros por dia. Essa chuva realmente nos pegou de surpresa. O INMET só veio emitir um terceiro aviso agora por volta das 5h32 da manhã. Nós estamos atentos”, afirmou o Secretário da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves.
De acordo com Kelson Chaves, a Defesa Civil monitora as chuvas e, até às 7h30, havia registrado dois chamados: um no bairro Roger e outro devido a alagamento no Bairro das Indústrias. Ele acrescentou que a Seinfra e toda a rede de proteção e defesa estão acompanhando a situação.
Cabedelo é o município mais atingido pelas chuvas na Grande João Pessoa em apenas 12 horas
Inmet emite alertas de acumulado de chuvas para João Pessoa e mais 45 cidades da PB
A Defesa Civil alertou que a chuva pode permanecer ou se intensificar ao longo da manhã desta sexta. O Inmet também emitiu três alertas de grande perigo de chuvas nesta sexta-feira, sendo um amarelo, outro laranja e um vermelho.
Na capital, o maior volume foi registrado no bairro Altiplano, com 110 mm. Outras regiões da cidade também tiveram índices significativos, como o Cuiá, na Zona Sul, com 88 mm.
Transtornos na capital
Interdição parcial na Av. Epitácio Pessoa,, em João Pessoa, altera trânsito e desativa parada de ônibus temporariamente
Reprodução / Defesa Civil
O trânsito na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, está parcialmente interditado nesta sexta-feira (15) para demolição de parte de um muro que oferece risco. A mudança afeta motoristas e usuários do transporte público que utilizam o trecho.
Segundo a Defesa Civil, o imóvel fica próximo ao cruzamento com a Rua Hilda Coutinho Lucena, no bairro de Miramar. Por segurança, a parada de ônibus localizada no trecho afetado será temporariamente desativada, e os usuários devem utilizar os pontos situados acima ou abaixo do local, no sentido da via.
O espaço foi isolado, e agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) estão no local orientando pedestres e motoristas sobre as mudanças no tráfego.
Além da interdição, a operação do transporte coletivo também sofreu alterações devido às fortes chuvas registradas nas últimas horas. Em alguns pontos da cidade, ônibus estão precisando mudar o itinerário. Entre eles estão:
Central de Polícia do Geisel
CBTU
Estação Ferroviária
Pedro II (Autovia)
Ladeira Mangabeira/Valentina
Área atrás da Rodoviária (linhas de Bayeux)
Terminal de Cabedelo (retorno pela garagem)
Em frente ao Cassino (trajeto externo)
Mercadinho União
Entre o Atacadão e a Prefeitura
Lateral da Transnacional
João Pessoa em alerta vermelho
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (15), três alertas de acumulado de chuva para João Pessoa e mais de 45 cidades da Paraíba: amarelo, laranja e vermelho.
O alerta vermelho, o mais grave, indica possibilidade de chuvas acima de 60 mm por hora ou mais de 100 mm ao longo do dia, com alto risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas. Ele está em vigor desde às 5h30 desta sexta-feira e segue até a meia-noite.
O alerta amarelo começou à 0h desta sexta e vale até as 23h59 de sábado (16), enquanto o laranja está vigente desde às 5h30 e segue até o final do dia.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
source