
Paraíba registra mais de 300 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025
Foram registradas 45 mortes por Covid-19, ocorridas de janeiro a 3 de maio de 2025. A Secretaria de Saúde também anunciou o Dia D de vacinação. Preparação de vacina contra a gripe
Prefeitura de Piracicaba
A Paraíba registrou 306 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 45 mortes provocadas pela Covid-19 até o dia 3 de maio deste ano. Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), que também anunciou a realização de um Dia D de vacinação neste sábado (10).
Além dos óbitos por Covid-19, o boletim indica outras 17 mortes atribuídas a diferentes vírus respiratórios. Entre elas, duas foram causadas por Influenza A, ocorridas nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Os grupos mais afetados são crianças com menos de 5 anos e idosos acima de 60 anos.
João Pessoa lidera em número de mortes por Covid-19, com 14 registros. Em seguida aparecem Campina Grande, com 10 óbitos, além de Pocinhos e Santa Rita, com 3 mortes cada.
Dos 1.266 casos suspeitos de SRAG notificados, 306 foram confirmados por exames laboratoriais. Desses, 154 tiveram como causa o coronavírus (SARS-CoV-2), 71 foram associados ao rinovírus e 44 ao vírus Influenza A.
O boletim também revela que os vírus com maior circulação atualmente no estado são o Influenza A, o SARS-CoV-2 (causador da Covid-19) e o rinovírus, especialmente nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Cajazeiras.
A Secretaria de Saúde da Paraíba orientou que pais, responsáveis e demais integrantes dos grupos prioritários compareçam ao ponto de vacinação mais próximo neste sábado (10), portando documento com foto e caderneta de vacinação.
Dia D de Vacinação
Neste sábado (10), será realizado o Dia D de vacinação, como parte da campanha estadual de combate à Influenza. A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer a imunização contra o vírus e ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários, especialmente crianças a partir de seis meses de idade, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
Além da vacinação contra a Influenza, ocorrerá também uma ação de Multivacinação, voltada à atualização da caderneta vacinal de pessoas de todas as idades — incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ao todo, 751 pontos de vacinação estarão abertos em todo o estado, oferecendo os imunizantes recomendados.
A campanha teve início em 31 de março e se estenderá até 30 de maio. Até o momento, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), foram aplicadas 271.790 doses, sendo 198.624 destinadas a pessoas dos grupos prioritários,o que corresponde a uma cobertura de 18,88%.
A meta da campanha é atingir pelo menos 90% de imunização do público-alvo, que totaliza 1.052.071 pessoas. Estão incluídos nesse grupo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. Para os demais públicos, como puérperas, profissionais da saúde, professores, povos indígenas, comunidades quilombolas, caminhoneiros e pessoas com comorbidades, o monitoramento é realizado com base no número de doses aplicadas.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
source